segunda-feira, 23 de junho de 2014

REVERÊNCIA

REVERÊNCIA - Demonstração de Respeito por Deus e pelos Outros
Gina Lee
Antes de ensinar as crianças a respeito da reverência, primeiro você deve definir o termo para elas. Dizer às crianças que devem ser reverentes na igreja pode ser algo que lhes foge à compreensão, mas se você disser para que fiquem quietinhas na igreja, elas irão compreender mais facilmente.
         Explique-lhe que mostrar reverência é uma forma simples de demonstrar respeito por Deus. Mas para demonstrar-Lhe respeito devemos também mostrar respeito pelos outros - nosso pastor, professores, colegas e pela igreja em si.
        Os seguintes exercícios darão aos alunos a oportunidade de praticarem a reverência.
CAIXA DE CONVERSA:
 
Preparo antecipado:
Para preparar a caixa de conversa, utilize uma caixa de sapatos ou outra caixa pequena. Cubra-a com papel de presente e acrescente adesivos com desenho de bocas ou figuras de pessoas conversando ao telefone, etc. – tudo o que possa representar uma conversa ou comunicação. Cubra separadamente a tampa da caixa a fim de que possa ser removida. Coloque alguns presentinhos dentro dela – marca páginas, adesivos, lápis, etc.
Diante da classe trace uma linha vertical na lousa ou em uma folha grande de papel. Cada uma dessas seções deverá ser rotulada como “Dentro da Igreja” e “Fora da Igreja. Desafie as crianças a apresentarem sugestões do que deve ser feito na igreja e anote as sugestões na primeira coluna. Depois preencha a segunda coluna com as sugestões dadas pelas crianças”.
        Se as crianças ficarem confusas, faça algumas sugestões. O que vocês acham de “ajoelhar-se para orar” na igreja? Será que brincar de esconde-esconde poderia ser anotado na coluna destinada a atividades fora da igreja?
Em vez de pedir que as crianças levantem a mão para darem sua sugestão, entregue-lhes a caixa. Cada criança pega a caixa e apresenta uma sugestão de atividades para serem feitas dentro e fora da igreja. Somente a criança que está com a caixa pode falar. Depois de apresentar a sugestão, ela pode escolher um brinde que está dentro da caixa e passá-la para outra criança a fim de que também apresente sua sugestão.
LUGARES ONDE SE DEVE FAZER SILÊNCIO
Preparo antecipado:
Recorte de revistas gravuras que representem lugares tranquilos e lugares barulhentos. Cole-as em cartolina formando placas informativas. Se desejar poderá desenhar ou simplesmente escrever em letras grandes e utilizar os símbolos para hospital, biblioteca, igreja, escola; playground, shopping, estádio de futebol, quadra de esportes, piscina.
            Durante a aula, avise que vocês farão uma caminhada. Caso a classe seja pequena, coloque um voluntário em um canto da sala segurando todas as placas. Caso haja espaço suficiente, coloque voluntários segurando as placas em vários pontos da sala.
            Agora, faça a caminhada com as crianças. Elas poderão fazer bastante barulho ao passarem pelas placas como por exemplo, playground, piscina, mas devem fazer silêncio total ao passarem pelas placas com a palavra e símbolo hospital ou biblioteca.
            Caso apenas uma pessoa esteja com todas as placas, as crianças caminham pela sala e quando chegam no ponto onde está o voluntário se comportam de acordo com a placa que ele estiver segurando no momento. Você pode usar as crianças como voluntárias, revezando-as para segurar as placas.
CORRENTE DA HISTÓRIA
Preparo antecipado:
Corte tiras de papel cartolina e providencie cola em bastão.
            Nesta atividade, as crianças farão uma corrente de papel enquanto contam a história bíblica. Entregue as tiras de cartolina antes de iniciar a história. Caso a classe seja pequena, dê várias tiras para cada criança a fim de poderem se revezar. (Dica: Assegure-se de que haja tiras suficientes visto que as crianças poderão contar a história com mais detalhes.)
            Una algumas tiras formando a corrente a fim de que as crianças saibam o que devem fazer. Ao acrescentarem mais um elo na corrente, veja que depois de colarem segurem as duas extremidades da tira por alguns segundos para que a cola seque.
            Todos na classe devem participar contando a história. Pode ser a lição do dia ou outra história conhecida das crianças. Você inicia a história e acrescenta um elo enquanto está falando. A seguir, uma criança com a tira e a cola na mão continua contando a história e acrescenta outro elo. Cada criança deve ter a oportunidade de prosseguir com a história e de colocar mais um elo até que a história chegue ao fim.
            A história de Jonas pode começar assim: (1) Deus pediu que Jonas pregasse em Nínive. O próximo elo pode acrescentar: (2) Mas Jonas pegou um barco para ir em direção oposta. O terceiro elo prossegue: (3) Subitamente, começou uma terrível tempestade. A história segue assim até ser concluída.
            Cada criança deve mostrar respeito e permanecer em silêncio enquanto a outra está falando e colando o outro elo, até mesmo se acharem que a criança em questão disse algo errado. Explique que a criança que interromper perderá a vez de colocar o elo. Você poderá fazer comentários a respeito da história depois que todos tiveram a oportunidade de participar e corrigir os erros lendo o texto bíblico. Quando a história tiver sido completamente contada, pendure a corrente em um lugar de destaque na sala.
 
Gina Lee partilha sua criatividade e anima outros líderes e professores a “manterem as crianças envolvidas”. Ela escreve de Burbank, Califórnia.

Extraído de REVISTA IDEIAS,   MINISTÉRIOS DA CRIANÇA - DIVISÃO SUL-AMERICANA DA IASD, Janeiro-Março 2006

domingo, 22 de junho de 2014

MODELO DE IGREJA



Extraído de AUXILIAR PARA  DIRETORES E PROFESSORES DE ESCOLA SABATINA - ROL DO BERÇO, NÚMERO 37

TEMPO DE ESPERANÇA