segunda-feira, 10 de junho de 2013

COMO USAR A BÍBLIA NO DIA A DIA



Você não deve usar a Bíblia só quando vai aos cultos promovidos por sua igreja. Se limitar o uso dela somente a estes momentos, o seu crescimento espiritual acontecerá lentamente. O desejo de Deus é que você seja um adulto espiritual e não uma criança. Leia 1Co 13.11; 14.20 e Ef 4.15.

1- A leitura.

É claro que você também deseja crescer espiritualmente, através da Bíblia. Para que isto aconteça, o primeiro passo a ser dado é ler a Bíblia.

Conscientize-se de que precisa ler a Bíblia. Todo o dia, você tem de comer algum alimento, para não morrer de fome. Assim também precisa se alimentar da Palavra de Deus. Ninguém permanecerá vivo espiritualmente, se não se alimentar lendo a Bíblia Sagrada. Veja Jr 15.16 e Mt 4.4.

Manuseie a Bíblia todos os dias. Não basta lê-la uma vez ou outra, ou só aqueles textos soltos mais conhecidos, como Salmos 23 e 91, João 3.16 e 1 Coríntios 13. A Bíblia não se resume neles; se você não a examinar diariamente, só vai saber os textos mais falados entre os crentes e jamais provará alimentos mais saborosos!

Além de ler diariamente, você deve tomar a decisão de estudar a Bíblia toda. Já falamos que é na Bíblia que Deus se revela ao homem. Mas a revelação não está completa em um livro só; você conhece um pouco em Gênesis, em outra passagem, e assim vai até o último livro da Bíblia, o Apocalipse, que significa revelação.

2 - A memorização dos versículos.

O segundo passo que você deve dar, para crescer espiritualmente, é memorizar os textos bíblicos. Quando você memoriza os textos da Bíblia, está guardando, escondendo e fazendo habitar em si a Palavra de Deus. O que está escrito na Bíblia, definitivamente, não foi para ficar só registrado em um livro. A leitura apenas lhe dá condições de se lembrar de 15% do que leu, depois de 24 horas. Mas a memorização permite lembrar 100%.

3 - O estudo.

Outro passo que você deve dar, para crescer espiritualmente, é estudar a Palavra de Deus. Estudar é mais do que ler cuidadosamente. Ler é mais rápido que estudar, mas estudar ajuda a pensar e a lembrar. Devem acompanhar você no estudo da Bíblia os seguintes materiais:

a) A Bíblia. Se possível, use várias versões existentes em português,

para consulta comparativa;

b) Uma concordância Bíblica. Ajuda a localizar palavras, assuntos e

suas referências bíblicas, livro por livro da Bíblia;

c) Chave Bíblica. Traz esboços dos livros da Bíblia e também introdução, autores, histórias e datas;

d) Dicionário bíblico. Para a explicação de palavras e assuntos bíblicos;

e) Dicionário de Português. Para saber o significado das palavras pouco conhecidas por você;

f) Manual de temas bíblicos. Traz assuntos para estudo mais aprofundados;

g) Um caderno. Para anotações das observações, correlações, interpretações e aplicações do seu estudo.

4 - O momento de meditação.

O último passo que lhe ajudará a crescer espiritualmente, é ter um momento de meditação na Palavra de Deus. Leia Sl 1.1-3 e medite:

“Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

 

Extraído do Manual de Batismo/Discipulado de


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA